Ensinando o pensamento crítico: sabedoria prática é o segundo livro da Trilogia Ensino, composta por “Ensinando a Transgredir” e “Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança”. Em 32 “ensinamentos”, bell hooks discute como podemos criar uma comunidade de aprendizado engajada e comprometida com a integridade de todos os participantes.
Nestes 32 “ensinamentos” encontramos elementos da experiência cotidiana da autora como professora e seus diálogos com outros autores, como Paulo Freire.
O que é o pensamento crítico apresentado por bell hooks?
É um processo de ensino-aprendizagem no qual os estudantes são ativos, exige que todos os participantes do processo estejam engajados na construção de uma comunidade de aprendizagem consciente.
É uma forma de abordar ideias que tem por objetivo entender as verdades centrais, subjacentes, e não simplesmente a verdade superficial que talvez seja a mais óbvia. p.34
Para a autora o pensamento crítico é aquela curiosidade despertada nos estudantes sobre o “quem”, “quê”, “quando”, “onde” e “como” que questionamos das coisas, do próprio conhecimento.
Descolonização
bell hooks nos convida a compreender o papel da educação nos processos de colonização e descolonização das mentes. A autora afirma que é preciso estarmos atentas de forma crítica, pois, o processo de libertação é contínuo. Compreendendo esse processo contínuo cabe aos envolvidos na comunidade de aprendizagem buscar alternativas para descolonizar suas próprias mentes como a de seus estudantes.
Uma das possibilidades propostas para descolonização é a alteração dos currículos escolares que ainda são suportes de diversos preconceitos na sociedade. Para bell hooks a educação assegurar a integridade das pessoas dentro das salas de aulas.
A conversa genuína entre professores e estudantes é uma forma de compartilhamento de conhecimento que contribui para a descolonização. Isto porque a autora defende que a conversa envolve doação dos dois lados (quem ouve e quem fala) o que torna possível que todas as vozes sejam ouvidas. As pessoas envolvidas nessa conversa verdadeira tornam-se sujeitas e não mais objetos de terceiros.
Autoestima na sala de aula
Um dos “ensinamentos” da bell hooks é sobre autoestima na sala de aula. A autora argumenta que as professoras não são psicólogas dos estudantes, mas que devem ter a sensibilidade de reconhecer quando um estudante está com sua autoestima ferida. Criar estratégias na sala de aula para auxiliar os estudantes a encontrarem um caminho para a construção de autoestimas saudáveis. A atenção a autoestima dos estudantes é para bell hooks uma oportunidade de crescimento psicológico.
Comunidade de aprendizagem amorosa
bell hooks é uma autora que se dedicou a compreender a relação entre o amor e as lutas para acabar com a dominação, especialmente, em seu livro “Tudo sobre o amor: novas perspectivas”. No “ensinamento” amar novamente ela discorre sobre o lugar do amor na construção de uma comunidade de aprendizagem engajada.
O amor na sala de aula estabelece um base para o aprendizado que acolhe e empodera todo mundo.
Ela nos adverte que o clima emocional dos estudantes interfere diretamente na construção de uma experiência significativa dentro da sala de aula. O amor que autora fala deve vir acompanhado de comprometimento, responsabilidade, respeito e confiança. As professoras estão comprometidas em entender como as emoções afetam o desenrolar do processo de ensino-aprendizagem. Não podemos ignorar as emoções apenas por medo dos conflitos que podem surgir. O amor, para bell hooks, sempre nos desafiará e nos transformará.
Informações do livro:
Nome: Ensinando o pensamento crítico: sabedoria prática
Autora: bell hooks
Editora: Elefante
Número de Páginas: 288
Tradução: Bhuvi Libanio